Fique por dentro
Conheça Mineiros -

Mineiros

É o que Goiás tem de mais belo em termos de riquezas naturais e de mais autêntico em termos econômicos e históricos, uma vez que a cidade de mineiros que conta atualmente com cerca de 50mil habitantes e esta situada na Serra dos Caiapós, onde num dos pontos de maior altitude do Brasil se localiza o tão belo, quanto importante Parque Nacional das Emas.

De clima tropical úmido e temperatura média girando em torno de 23ºC o município de Mineiros conta com mais de duas mil nascentes que alimentam os rios “Formoso” e “Jacuba”, onde já foram catalogadas 33 belíssimas cachoeiras q oferecem ótimas oportunidades para prática do eco-turismo.

Como o próprio nome indica, Mineiros deve seu nome a um pequeno numero de retirantes do Estado de Minas Gerais que, por ocasião do último Movimento de Expansão Econômica Brasileira rumo ao Centro Oeste, estabeleceu-se na região por volta de 1872, no ano seguinte já havia ali um povoado disperso formados por criadores de gado que passariam a chamar “Mineiros”. Esse povoamento disperso passou-se a Distrito de Jataí em 1891, virou Vila e Município em 1905, instalando-se ali o regime político denominado Intendência, que perdurou até 1930.

Conforme Decreto Lei estadual nº 1.233, a Vila e Município criados em 1905, foram elevados à condição de cidade no dia 31 de outubro de 1938, nascendo assim a data consagrada ao seu aniversário.

A História de Mineiros apresenta 3 períodos distintos, a Pré-Historia que vai de 1873 a 1905 caracteriza-se pela chegada dos mineiros propriamente ditos trazendo seu escravos, de 1905 a 1970 ocorrem a chegada dos Nordestinos ou mais especificamente dos baianos sendo que nesse período ocorrem os primeiros passo importantes na vida da política, indústria, comércio, educação e medicina praticados no município tendo a atividade agropecuária por base. De 1970 aos dias atuais deram-se a chegada dos imigrantes do sul e sudeste com destaque especial pata os gaúchos que trouxeram a agricultura mecanizada para o município.

A forte vocação para o turismo em suas mais diversas modalidades, tais como eco-turismo, turismo-rural, de saúde, de aventura e de esportes radicais, devem-se as insuperáveis riquezas naturais de sua Flora e Fauna.

Na região do Pinga Fogo pode se observar mirantes de uma beleza estonteante por todo o município existem um fantástico conjunto de Serras cortados pelos rios Formiguinha, Diamantino e Matrinchã e uma enorme variedade de Fauna e Flora, piscinas naturais e grutas destacando-se o lendário “Morro da Pedra Aparada”, cujas tradições lendárias rivalizam com a beleza de suas formas e características ecológicas.

 

 

 

 

 

PARQUE NACIONAL DAS EMAS

 

Conhecido com a “Última Pátria do Cerrado” o Parque Nacional das Emas oferecem uma aventura inesquecível pelo corredor ecológico que propiciam um passeio gratificante pelo parque, sem ameaçar as espécies do cerrado e do Pantanal Mato-Grossence ali representadas.

Maior extensão de terras do cerrado no Brasil. Com uma área destinada a preservação da flora e belezas naturais dos imensos campos, pequenos cerrados, bosques ciliares da região e ao refúgio dos animais de pequenos porte e aves que caracterizam o cerrado goiano.

 

Em 06 de abril de 1972 o Decreto nº70.375 de autoria do Presidente Garrastazu Médici, limitou a área do Parque em 131.868 Hectares. Além de reduzir o Decreto ainda definiu os limites legais do Parque, antes com 181.868 Hectares, e hoje Patrimônio Mundial pela UNESCO. Sua maior localização é no município de Mineiros cerca de 86% numa distancia d 80Km retirado. O acesso é feito através das BR-364, GO-32 e GO-51. Fica a 700 km de distância de Brasília e possui campo de pouso para aeronaves de pequeno porte.

Um incêndio de grandes proporções que durou por mais de 72 horas queimou cerca de 70% da área de preservação do parque. As informações foram do Corpo de Bombeiros do Estado.

O incêndio começou na tarde do dia 12 de agosto de 2010 após o rompimento de uma rede de energia elétrica próxima à região. No total, trabalharam no local mais de 60 homens.

O Parque Nacional das Emas possui uma área de 131.800 hectares.

 

 

TOPMineiros - Av 09 Qd 17 Lt 18 S/N Setor Mundinho - Mineiros GO - topmineiros@topmineiros.com.br - 64 3672-0125